Capitale

Search
Close this search box.
Edit Template
Search
Close this search box.

Como calcular a demanda de energia da empresa?

art12-capa

Quando chega a conta de luz, a grande preocupação é sobre o valor que está pagando. E quanto mais energia sendo consumida, maior o valor da conta. Mas você sabe a diferença entre demanda de energia e consumo de energia? 

 

Qual a diferença de demanda de energia e consumo?  

A demanda de energia é o tamanho do quanto você pode ter, ou seja, é a quantidade de potência necessária para atender a empresa, sendo a projeção do gasto que a empresa tem mensalmente, e o consumo é o gasto em si.  

No mercado livre isso fica bem claro, pois você contrata uma demanda baseada no consumo. E geralmente são contratos de longo prazo, o que deixa o valor bem mais abaixo do que o normal, a gestão é sustentável e tem uma previsibilidade orçamentária. E isso se da justamente por conta do cálculo estimado da demanda.  

 

Como calcular a demanda de energia?  

Para calcular a demanda de energia é preciso calcular a média de todas as potencias registradas. A soma de todas as potencias é a demanda do sistema elétrico.  

O consumo de energia elétrica sofre inúmeras variações ao longo do dia e isso ocorre porque os pontos elétricos instalados nem sempre estão ligados ao mesmo tempo. 

 Sendo assim, para calcular o valor de demanda de energia necessária, basta verificar o consumo de energia durante a instalação e dividir pelo tempo em que foi verificado o consumo.  

 

Muito importante!  

Reúna as tarifas dos últimos 12 e 24 meses (se tiver) e analise as parcelas de demandas ali presentes. Observe se o tipo de regime em que a empresa opera é verde ou azul.  

 

Entenda uma média do seu consumo, caso você não consiga fazer isso, conte com nossos especialista. As comercializadoras de energia do mercado livre podem te ajudar e ver qual a demanda ideal para a sua empresa, com um valor bem mais em conta e previsibilidade de gasto. 

Secured By miniOrange