Capitale

Search
Close this search box.
Edit Template
Search
Close this search box.

Dicas para a sua empresa economizar energia!

art13-capa

Comparado ao consumo de energia das residências, é claro que as empresas e indústrias consomem muito mais. Equipamentos, motores, computadores, máquinas, refrigeradores, compressores, entre outros, dependem quase que exclusivamente de energia para o seu funcionamento. Aí entra o X da questão, como economizar energia sem precisar desligar algum aparelho?   

 

As empresas precisam reduzir seus custos, e energia com certeza entra na pauta. Com o cenário atual de tarifas de energia elevadas, bandeiras tarifárias incertas, somadas a imprevisibilidade do consumo devido ao momento atual de crise econômica enfrentada pelo país, é preciso encontrar fôlego para se manter competitivo.   

 

Separamos algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a reduzir consideravelmente a conta de luz. Veja a seguir  

 

Acompanhe o consumo mensal da conta de energia  

Você conhece o consumo da sua empresa? É importante ter esse conhecimento e gerir de forma eficiente e inteligente a utilização dos equipamentos, principalmente no horário mais caro de energia, conhecido por “horário de ponta”. Se for possível, evite o consumo de energia entre as 18h às 21h.   

Com o gerenciamento você conseguirá também identificar possíveis problemas ou gastos fora do normal que podem indicar que há, por exemplo, algum problema em alguma máquina.  

 

Outra atitude que contribui para o controle financeiro é saber o quanto a conta de luz representa nos gastos totais da empresa.  

 

Você sabia que em alguns segmentos esse custo pode representar até 25% dos gastos mensais? É bastante representativo! Por isso economizar energia se torna algo relevante e necessário para a sustentabilidade do negócio.   

 

Realizar testes para evitar fuga de corrente elétrica  

A fuga da corrente elétrica pode ser comparada a um vazamento de água em um cano, você paga pelo que consumiu e também pelo desperdício, gerando uma conta bem mais alta do que de fato foi consumido.  

 

Isso pode acontecer por causa de emendas malfeitas, fios desencapados encostando em paredes úmidas, carcaças metálicas de equipamentos e até por consertos improvisados. Portanto não economize na hora de consertar alguma máquina pois o barato pode te custar muito mais caro depois!  

 

Trocar aparelhos 

Os aparelhos mais antigos consomem mais energia, por isso, o ideal é trocar esses aparelhos quando estes começarem a demonstrar defeitos, como ruídos, por exemplos. Os mais modernos são criados para serem mais econômicos.   

Mas tenha atenção pois isso não exclui as manutenções que devem ser realizadas nos equipamentos, pois se seguido o cronograma de manutenção corretamente posterga o momento de troca.   

 

Selo Procel 

Falando em equipamentos eficientes, certifique-se que os aparelhos que você comprar possuam o Selo Procel de Economia de Energia. Este selo indica que o produto é eficiente, sendo assim consome menos energia. Cada equipamento possui um índice de consumo e desempenho. Leve isso em conta na hora da compra, e garanta um consumo mais econômico e sustentável.  

 

Ar condicionado 

Empresas e indústrias brasileiras sabem o que é ficar com um ar condicionado ligado durante todo o expediente, principalmente no verão. E também sabem como isso se reflete no bolso. Veja algumas medidas que podem reduzir o impacto e economizar energia, como:    

Evite ligar e desligar em curto período, certifique-se de que o ar está na capacidade adequada, invista em aparelhos com a tecnologia “inverter” e com o “timer”, por fim, mantenha sempre nos 23 graus, é uma temperatura que mantém o ambiente fresco e não gasta tanta energia.   

 

Trocar lâmpadas  

As lâmpadas de led são as mais indicadas para reduzir o consumo, elas têm excelentes benefícios quando comparadas com outros tipos de lâmpadas.   

 

Mercado Livre de Energia   

A migração para o mercado livre de energia elétrica aliada a estas práticas, permitirão que a empresa reduza consideravelmente a sua conta de energia.   

É fundamental para empresas abraçarem a sustentabilidade, e uma das formas de fazer isso é com o mercado livre de energia. Além da economia obtida com a migração, o consumidor pode consumir uma energia de fonte limpa, levando a sua empresa a caminho do ESG.   

 

Ficou interessado em conhecer mais? 

Então leia o texto O que é o mercado livre de energia e como funciona? Leve para a sua empresa a consciência da economia sustentável.  

 

O que achou dessas dicas para economizar energia? Consegue aplicar elas no seu dia a dia? 

Secured By miniOrange