Capitale

Search
Close this search box.
Edit Template
Search
Close this search box.

Energia limpa é o foco das empresas sustentáveis!

art02-capa

Atualmente, a energia limpa está entrando para a agenda das empresas como uma prioridade. Isto porque os consumidores estão cada vez mais atentos para as empresas que adotam práticas sustentáveis, visando a melhoria das condições de vida no planeta.  

As empresas que atuam com base nos pilares ESG (ambiente, social e de governança corporativa) conquistam um diferencial competitivo, sendo mais valorizadas pelos consumidores e sociedade em geral.  

Veja com esse post o que é energia limpa, bem como a sua importância e necessidade para a conservação do planeta. Além disso, conheça as fontes de energia renováveis que produzem a energia limpa.  

O que é e qual a importância da energia limpa? 

De uma maneira simples, a energia limpa é produzida usando fontes renováveis, disponíveis na natureza em maior ou menor abundância. E deve atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras. 

Tendo isso em vista, a energia limpa não afeta o meio ambiente de forma negativa com a liberação de gases poluentes. Ou seja, não libera dióxido de carbono (CO2) e nem outros gases, que são os causadores do efeito estufa.  

É importante lembrar que o efeito estufa é proveniente do aquecimento global, decorrente da concentração de gases nocivos na atmosfera. Como resultado ocorre um desequilíbrio do meio ambiente e as mudanças climáticas são percebidas ao longo do tempo.  

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) desenvolveu um estudo sobre a composição da matriz elétrica mundial, conforme mostra o gráfico a seguir: 

O que se observa é que a composição é essencialmente de fontes não renováveis, tais como carvão, gás natural e petróleo. Assim como é possível perceber que as fontes renováveis ocupam um pequeno percentual, ou seja, a energia limpa. 

Já a matriz elétrica do Brasil tem uma composição totalmente diversa, estando o consumo de fontes renováveis maior do que o mundial. Veja o gráfico: 

É importante salientar que a energia hidráulica é proveniente das usinas hidrelétricas, que geram poucos impactos no ecossistema. Principalmente porque ficam concentrados na localidade das unidades produtoras.    

É fácil perceber como a matriz elétrica do país está baseada em fontes renováveis, que geram redução de custos de operações e menores impactos para o meio ambiente. 

Conheça os tipos de energia limpa  

Conforme o EPE, a energia limpa provém de fontes renováveis, pois emitem menos gases de efeito estufa (GEE) que as fontes fósseis. Além disso, são inesgotáveis por estarem passando constantemente por um processo de renovação. 

É interessante conhecer um pouco sobre as fontes de energia renováveis utilizadas atualmente, que são:  

Energia Hidráulica ou Hidrelétrica 

A energia hidráulica é produzida pelas usinas hidrelétricas utilizando a água dos rios. Isto é, a força da água movimenta as turbinas, que primeiro geram energia mecânica, que depois é transformada em energia elétrica. 

Saiba que a usina hidrelétrica de Itaipu é uma das maiores do mundo e produziu mais de 2,68 milhões de MWh desde o início de operações em 1984 até o final de 2019. 

Energia Eólica  

Para gerar energia elétrica a partir dos ventos, é necessário usar aerogeradores com grandes hélices que são movimentadas pelo vento no local.  Por exemplo, os moinhos e cata-ventos são aerogeradores que produzem energia elétrica, ou seja, energia limpa.   

Energia Solar  

Saiba que esta é uma fonte inesgotável, podendo ser utilizada tanto na forma de luz quanto na forma de calor. As usinas heliotérmicas, conhecidas como usinas solares, utilizam a energia solar concentrada para produzir eletricidade.  

Energia Biomassa  

A geração de eletricidade por meio da biomassa é obtida a partir de matéria vegetal e orgânica, tais como: 

  • Bagaço de cana-de-açúcar; 
  • Lenha e Cacau de madeira; 
  • Resíduos agrícolas; 
  • Algas; 
  • Restos de alimentos. 

Após a decomposição desses materiais são gerados gases, que são usados para produzir energia. Assim como também pode ocorrer pela queima direta para aproveitar o calor. 

Energia Geotérmica ou Geotermal  

Para gerar energia elétrica a partir do calor do interior da Terra, é preciso perfurar o subsolo em uma localidade que disponha de água quente e vapor. Desse modo, estes são retirados por dutos e levados até o gerador na superfície para a geração de energia. 

Energia Oceânica  

A energia oceânica é gerada a partir do movimento das ondas, das marés e das correntes marinhas, em um processo que transforma a energia mecânica em elétrica. Sendo assim, é uma fonte em desenvolvimento e ainda tem poucas usinas no mundo. 

Vantagens que a energia limpa oferece para a sua empresa 

A energia limpa gera inúmeras vantagens para quem utiliza, bem como para o meio ambiente, sendo que as principais são as seguintes:  

  1. Permite a redução da emissão de dióxido de carbono (CO2) e diminui o aquecimento global; 
  1. Gera menor impacto ambiental, uma vez que ocorre uma alteração muito menor no ecossistema para ser obtida; 
  1. Contribui para a sustentabilidade do planeta, visto que as fontes são inesgotáveis e, em alguns casos, de fácil reposição; 
  1. Oferece para as empresas uma redução de custos e melhoria da qualidade da energia consumida com o consumo de energia limpa. 

Como tornar a sua empresa sustentável  

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), divulgou uma pesquisa realizada em 2019, pela Union+Webster, uma agência de pesquisa norte-americana. A partir dos dados obtidos, constatou-se que as empresas sustentáveis são muito bem vistas. 

Tanto pelos colaboradores quanto pelos fornecedores e clientes. Isso porque estas empresas adotam práticas voltadas para: 

  • Cuidar do meio ambiente; 
  • Assumir sua responsabilidade social; 
  • Adotar as melhores práticas de governança. 

Ou seja, adotam ações focadas nos pilares ESG: “Ambiental, Social e Governança Corporativa”. Sem dúvida, é importante ter em mente que as empresas que visam o futuro, trabalham a consciência hoje.  

Por isso, as empresas têm ao seu alcance inúmeras práticas ESG para se tornarem empresas reconhecidas como sustentáveis. Principalmente em relação ao consumo de energia limpa, proveniente de fontes renováveis.  

 

Quer saber como começar o consumo de energia limpa da sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas agora. 

Secured By miniOrange