Capitale

Search
Close this search box.
Edit Template
Search
Close this search box.

Mercado Livre de Energia: A bola da vez

art07-capa

O ano de 2020 foi recorde de migração de empresas para o mercado livre de energia. Para entender o motivo dessa movimentação é preciso conhecer o contexto e os benefícios que atraíram estes consumidores que hoje são mais de 9 mil CNPJs.   

 

Em um ano dominado por incertezas vividas em uma pandemia sem data de validade, empresas precisaram se reinventar e principalmente, economizar. 

 

O Mercado Livre de Energia aparece então neste cenário como um suspiro, uma vez que migrado a esta modalidade, a empresa passa a pagar até 30% menos do que pagava antes. Mas não é apenas a redução de custo que torna atualmente o Mercado Livre de Energia o sucesso que é hoje, veja a seguir outros motivos: 

 

Sustentabilidade 

Está em primeiro colocado e não é à toa. O Mercado Livre de Energia possibilita que empresas consumam energia de fonte limpa com a possibilidade de certificação deste consumo. 

Exemplos de certificações são o I-REC ou Selo Verde, que são atualmente os mais praticados no mercado de energia por comercializadoras e geradores, pois suas metodologias já são conhecidas e confiáveis. Além disso, no caso do I-REC, há aceitação internacional.   

 

Previsão Orçamentária 

Sabemos que não é uma tarefa fácil prever os gastos futuros de uma empresa. 

Se com números e contexto conhecidos já é uma missão, imagina ter que fazer um orçamento onde as tarifas são imprevisíveis e ainda podem se elevar ou reduzir sem aviso e negociação? 

Esse cenário é o que sofrem gerentes de manutenção ou financeiro, tentando prever seus gastos com energia quando a empresa não é uma consumidora livre.  

No Mercado Livre de Energia, o preço de energia pode ser travado e reajustado por índices inflacionários pelo tempo negociado de contrato facilitando assim qualquer estimativa.  

 

Tempo  

Há algo mais preciso do que tempo? No mercado livre de energia há produtos praticados por comercializadoras e consultorias, os quais a empresa praticamente não precisa se preocupar com absolutamente nada e ainda garante sua economia.  

 

Ótimo, não é? Porém, é importantíssimo que a empresa seja de confiança. 

 

Por quê? Pois neste tipo de contratação, ela se torna responsável por gerir o contrato de energia e todas as obrigações que você teria como consumidor, garantindo conforto, economia e o melhor, tempo para fazer o que quiser.  

 

Flexibilidade e Sazonalidade de consumo 

O Mercado Livre de Energia se torna cada vez mais acessível e não é mais restrito apenas às grandes indústrias. 

Os novos contratos permitem liberdade de consumo com ferramentas contratuais que cobrem os riscos que antes desencorajavam a migração de muitos consumidores. 

Sendo assim, a liberdade de escolha não se limita apenas ao fornecedor, mas também em como será contratada aquela energia de forma que se adapte perfeitamente ao perfil de consumo da empresa.  

 

Como faço para migrar para o Mercado Livre de Energia? 

Se a conta de energia da sua empresa é acima de R$15 mil ao mês, você é elegível para fazer parte do grupo das empresas que estão usufruindo destes e outros benefícios. 

 

Temos outro conteúdo, que explicamos no detalhe o que empresas precisam fazer para migrar para o mercado livre de energia. Clique aqui para ler agora!    

 

E se quiser ficar por dentro de todas as novidades do setor, inscreva-se agora em nossa newsletter! 

Secured By miniOrange