Desde o início da pandemia, a conta de luz encareceu para 4 a cada 5 brasileiros, segundo pesquisas realizadas pela Datafolha, encomendadas pela própria Abraceel. Portanto, nada mais justo que a energia elétrica possa ser comercializada livremente no mercado, de forma que exista a possibilidade de negociação.
Bem, isso já existe, e o nome é Mercado Livre de Energia.
Mas você já parou para pensar quem regula o mercado? Existe alguma associação que defenda o direito dos consumidores de energia? Sim, e ela se chama Abraceel!
Afinal, o que é Abraceel?
A Abraceel é a Associação Brasileira de Comercializadores de Energia, e seu papel é defender a livre competição de venda e compra de energia elétrica no Mercado Livre de Energia.
A Abraceel atua junto a outras organizações competentes pelos diferentes setores de energia, além de órgãos do Governo e agentes econômicos.
De modo geral, a Abraceel cumpre diferentes funções, tais como:
E o que é a CCEE?
A CCEE significa Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Diferentemente da Abraceel, que é uma associação, a CCEE é o órgão responsável pelo controle do Mercado Livre de Energia.
É a CCEE que organiza e cuida da segurança de todo o ambiente comercial onde há compra e venda de energia.
Abaixo, seguem algumas das principais funções da CCEE:
Como dito acima, a CCEE é responsável também por zelar pela segurança de todos. Isso é feito através de monitoramento constante do mercado. Se a CCEE observar ações de agentes em desacordo com a legislação ou condutas e práticas duvidosas, pode tomar medidas legais para garantir a ordem dentro do mercado.
Além disso, cabe à CCEE propor novas soluções para o desenvolvimento do setor de energia elétrica no Brasil. Mas ela não faz isso sozinha, já que trabalha em parceria com outras instituições e associações, como a própria Abraceel, Aneel, EPE, etc.
O objetivo central é promover um mercado competitivo, saudável, seguro e sustentável a todos que compram e vendem energia elétrica.
É importante frisar que a CCEE é uma entidade sem fins lucrativos e, além disso, é mantida pelas próprias empresas comercializadoras de energia no Brasil (tanto as que produzem, ou seja, concessionárias, quanto distribuidoras, importadoras, exportadoras e consumidores livres).
Quer saber mais sobre o setor de energia elétrica? Então fique por dentro dos nossos conteúdos assinando a nossa Newsletter!